Notícias

Coluna divulga evento sobre LGPD na Saúde

A coluna “Leis e Negócios”, do portal IG, abre espaço para divulgar o “II Seminário sobre os Efeitos da LGPD (Lei 13.709/18) e do Regulamento Europeu sobre Proteção de Dados (GDPR) na Pesquisa Clínica no Brasil”, que acontece na Faculdade de Direito da USP, no dia 24/5, às 9 horas. Um dos apoiadores é o site LGPD na Saúde. O evento é aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Polêmica sobre vacinas e privacidade

O projeto de lei sobre vacinas da Califórnia (EUA) vem gerando polêmica, principalmente porque os legisladores querem que o Estado colete informações sobre a saúde de crianças, cujos médicos as isentaram de vacinação por razões clínicas.

Sistema EMR é suspeito de vulnerabilidade

Foi divulgado no final de abril, um alerta de que o sistema EMR, da Philips, poderia colocar em risco a confidencialidade de dados de pacientes. Os clientes foram orientados a seguir as instruções do fabricante. A informação é da GovInfoSecurity.

Relator analisa uso de dados de saúde

Para o relator da Comissão Mista que analisa a MP 869/2018, que altera a LGPD, deputado Orlando Silva, a lei veta o compartilhamento de dados referentes à saúde quando visa obter vantagem econômica.

Saúde quer mais prazo para implantar LGPD

As associações e organizações da área da saúde afirmam que estão inseguras com a implantação da LGPD no setor e considerem curta a vacatio legis definida pela nova lei, que começa a viger em 2020.

Apps de saúde compartilham dados

Um estudo sobre apps de saúde concluiu que as informações confidenciais sobre o estado de saúde de usuários estão sendo compartilhadas com terceiros, sem autorização. Leia a matéria completa, clique aqui.